Conheça um pouco mais da história da cidade de ZABELE no estado de Paraiba (PB) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de ZABELE - PB
Zabelê Paraíba - PB Histórico Zabelê entrou na história no dia 02 de outubro de 1837, quando o Pe.
José Gomes Pequeno, vigário da então freguesia Nossa Sra.
dos Milagres de São João do Cariri, batizava dois rapazes na fazenda de Zabelê.
Dali em diante houve mais batismos, a cada vez que um padre passava por essa fazenda.
Visitas regulares de um religioso, começaram somente a partir de 1938, quando começava a surgir um pequeno povoado naquela fazenda.
O nome ZABELÊ, se deu devido o fato de haver nestas terras muitas árvores de juazeiros cheios de furinhos, que no mês de maio soltavam-se da árvore e no chão servia de alimento para um pássaro típico da região, chamado Zabelê.
Atualmente este tipo de ave está em extinção, e são pássaros que gostam muito de andar com os pés no chão, e voar pouco.
Além de gostarem muito de andar com os pés no chão, e voar pouco.
Além de gostarem de muita água e dormir em arbustos não muito altos.
E foi guiado pela experiência de sobrevivência destes pássaros, que em 1800, os primeiros habitantesdestas terras começaram a escrever a história do povoado de ZABELÊ.
O perfil dos primeiros habitantes destas terras era de pessoas foragidas da justiça, a exemplo do Sr.
João José da Silva, de Santa Clara, que era foragido de Garanhuns, por ter cometido um homicídio.
Os foragidos das lei acorriam para cá, pois se tratava de uma região deserta e coberta de enormes juazeiros.
Em 1855, um surto de Cólera assola o Estado, e a comunidade de Zabelê contabilizou muitos mortos, que eram enterradas em Santa Clara.
Pois lá havia um cemitério destinado aos mortos de cólera.
Segundo histórias do povo, não dava tempo para esperar atendimento médico, e ao menor sinal de falecimentos de pessoas era enterradas.
Certo dia em meio a uma forte chuva, não concluíram o sepultamento de mais uma vítima de cólera, e deixaram a sepultura aberta com o corpo, que após ser molhado pela chuva, restabeleceu suas forças e levantou-se de sua sepultura, pois ainda não tinha morão tinha morrido de fato.
Gentílico: zabeleense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Zabelê, pela lei estadual nº 2776, de 16-01-1962, subordinado ao município de São Sebastião do Umbuzeiro.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Zabelê, figura no município de São João Sebastião do Umbuzeiro.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Zabelê, pela lei estadual nº 5919, de 29-04-1994, desmembrado de São Sebastião do Umbuzeiro.
Sede no antigo distrito Zabelê.
Constituído do distrito sede.
Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
IBGE