Conheça um pouco mais da história do estado do Paraná
A história do Paraná começa com a criação da Capitania de Paranaguá, em 1660, que existiu até 1710.
Sendo incorporada aos territórios de capitania de São Vicente e Santo Amaro, que formariam, posteriormente, a capitania de São Paulo.
Pela sua extensão, a capitania de São Paulo foi dividida em duas comarcas, ficando a do sul com sede em Paranaguá (hoje um dos municípios do estado).
Em 1812, foi transferida para Curitiba, passando a denominar-se Comarca de Curitiba e Paranaguá.
O desejo da Comarca de Curitiba e Paranaguá ter um governo próprio foi crescendo, principalmente com o apoio dado por D.
João VI, mas somente 1850 o assunto teve relevância política.
Quando surgiu a proposta de criação da província do Amazonas, o senador Batista de Oliveira propôs a criação simultânea da Comarca de Curitiba.
A proposta de criação da província do Paraná foi aprovada em 2 de agosto de 1853, pela Lei nº 704 e sancionada pelo imperador D.
Pedro II, em 29 de agosto de 1853.
A instalação da província deu-se a 19 de dezembro do mesmo ano junto com a posse de seu primeiro governador, Zacarias de Goes e Vasconcelos.
Localizado ao norte da região Sul, Paraná faz divisa com Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Argentina, Paraguai e Oceano Atlântico.
Possui 399 municípios e sua área é de 199.
307,939 km².
Vamos às cidades do estado listadas por ordem alfabéticas. Clique nelas para você ver a sensação térmica, temperaturas, direção do vento entre outras informações meteorológicas