Conheça um pouco mais da história da cidade de VILA NOVA DO SUL no estado de Rio Grande Do Sul (RS) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de VILA NOVA DO SUL - RS
Entre os anos de 1913 e 1914, o primeiro-tenente Raimundo Sampaio foi incumbido da artiangulação (medição) da região centro-sul do estado, mais propriamente das encostas da Serra do Mar, nas nascentes do Arroio Cambaí.
O terreno apresentava uma série de dificuldades devido ao prolongamento de coxilhas sucessivas, da mesma altura, impedindo a visibilidade para o lançamento de visadas além de 18 km.
Foi quando o tenente valeu-se do que, em linguagem topográfica, é chamado de vértice, levantando uma torre de ferro com dez metros de altura no lugar conhecido desde antigamente por Cerca de Pedras, no atual município de Vila Nova do Sul.
Esse marco está no topo da coxilha mais alta do lugar, de onde se tem uma visão ampla e abrangente em todas as direções.
Talvez seja essa torre a única existente no Rio Grande do Sul que constitui hoje um monumento em homenagem à Carta Geral.
Um distrito de Vila Nova do Sul guarda no tempo a famosa cerca de pedras, cuja origem remonta à época jesuítica, atribuída ao morubixaba Sepé Tiaraju.
No ano de 1929, o padre Mário Deluy, Manuel Macedo e outros estiveram no local para fazer uma investigação sobre a origem das velhas cercas, que ainda desafiam a curiosidade de todos.
Vila Nova originou-se de um aglomerado de casas, na bifurcação das estradas de São Gabriel, São Sepé e Caçapava do Sul, tomando impulso vertiginoso com a passagem da BR-290.
Nos primórdios, a localidade foi chamada de São João Velho, sendo elevada à categoria de vila do município de São Sepé em 1916, com o nome de Vila Nova.
VILA NOVA DO SUL (RS).
Prefeitura.
Disponível em: http://www.
vilanovadosul.
rs.
gov.
br/o-municipio/historia/.
Acesso em: 10 ago.
2017.