Conheça um pouco mais da história da cidade de SUZANO no estado de Sao Paulo (SP) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de SUZANO - SP
Segundo os historiadores, coube ao jesuíta Francisco Baruel, em sua árdua missão de catequizar os índios da região, fixar-se nas terras, que hoje constituem o município de Suzano e fundar o povoado que ocupa lugar de destaque dentro do nosso Estado.
Os primeiros registros datam de 1874 ou 1875, quando foram implantados os trilhos da Estrada de Ferro São Paulo - Rio cortando os Campos de Mirambava e levando indícios de civilização à região, transformando-a e despertando o interesse de muitos aventureiros, que buscavam novas terras.
Alguns anos mais tarde, em 1879, no desempenho de suas funções, Antônio Marques Figueira, feitor da Estrada de Ferro, estabeleceu-se na região.
Foi em 1885, no dia 22 de maio, que definitivamente radicado no local, construiu a primeira casa.
Nesse mesmo ano chegou o seu irmão Thomé Marques Figueira, que prestou valiosa contribuição para a implantação do povoado.
Em 1890, os dois irmãos mandaram elaborar a planta da cidade, trabalho executado pelo Conde Romariz.
O primeiro nome da localidade foi 'Vila da Concórdia', passando posteriormente a denominar-se 'Vila da Piedade'.
Em 11 de abril de 1891 foi encampada pela Estrada de Ferro Central do Brasil.
Consolidando a implantação desse novo povoado, os irmãos Figueira construíram uma igreja, tendo a 20 de janeiro de 1897, data consagrada a São Sebastião, celebrado sua primeira missa.
Então, a Vila passou a ser conhecida por São Sebastião do Guaió.
Nessa época, a Estrada de Ferro Central do Brasil passou a contar com uma nova administração, tendo à sua frente o engenheiro Joaquim Augusto Suzano Brandão.
Foi construída uma estação na localidade e a Vila, a 11 de dezembro de 1908, passou a ser chamada oficialmente pelo nome de Suzano, denominação que é mantida até hoje.
O povoado experimentou constante crescimento, aumentando a sua população e justificando dessa maneira sua elevação para a categoria de Distrito, anexo ao Município de Mogi das Cruzes.
Isso aconteceu em 27 de dezembro de 1919, segundo determinação da Lei Estadual, nº 1.
705.
O dia 8 de dezembro de 1940 também foi registrado na história de Suzano.
Nesta data, o arcebispo de São Paulo, dom José Gaspar Afonseca e Silva, determinou a elevação de Suzano à categoria de Paróquia, motivado pela sua importância dentro do contexto regional.
E finalmente, Suzano atingiu a condição de Município autônomo, com direito de dirigir a sua própria política, procurando o seu desenvolvimento.
Nesse sentido, foi promulgada a Lei nº 233, pelo então governador do Estado Dr.
Adhemar Pereira de Barros.
Em 14 de abril de 1958 foi criada, segundo Lei nº 381, a Comarca de Suzano, cuja instalação ocorreu em 26 de maio de 1962.
Foi seu primeiro magistrado o juiz de Direito, Dr.
José Dourador.
Foram seus sucessores os Drs.
Olavo Zampol e Mohamed Amaro.
Inicialmente, a Comarca era constituída pelos Municípios de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.
No início do século XX começaram a chegar os imigrantes japoneses em Suzano, e até hoje a colônia mantém suas tradições e está envolvida em todos os setores da nossa sociedade.
Suzano (SP).
Câmara.
2014.
Disponível em: http://www.
camarasuzano.
sp.
gov.
br.
Acesso em: jan.
2014.