Conheça um pouco mais da história da cidade de SAO DOMINGOS no estado de Bahia (BA) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de SAO DOMINGOS - BA
São Domingos- Bahia Histórico: São Domingos surgiu de uma grande fazenda de propriedade do Coronel Francisco Pedreira e D.
Amélia Pedreira sua esposa, construida no ano de 1926.
O Coronel Francisco Pedreira era devoto de São Domingos, por isso, deu o nome da fazenda São Domingos, fazendo parte do Município de Conceição do Coité.
Depois de alguns anos, Coronel Francisco Pedreira vendeu a fazenda ao Senhor João Torquato de Oliveira.
O Sr.
João Torquato de Oliveira, casado com a senhora Aquilina Vitalina de Oliveira, constituiu sua família com sete filhos, instalou a primeira casa varejista e idealizou as primeiras casas residenciais, iniciando assim o povoado.
Com o passar do tempo, o senhor João Torquato resolveu mudar-se para a fazenda Bela Vista, distante seis quilômetros da fazenda São Domingos, deixando seu filho João Oliveira Filho, o seu futuro genro Leonardo Celestino da Silva que cuidava do comércio.
O terceiro proprietário e morador no centro do pequeno povoado com sua familia a partir de outubro de 1941, o senhor José Vitalino de Araújo casado com Maria Ramos de Araújo, deu prosseguimento aos benefícios em favor do povoado com as seguintes construções: construção de uma barbearia de propriedade do Senhor José Francisco de Matos, morador do povoado no ano de 1946: um barracão construido no centro do povoado para a ocupação dos feirantes no ano de 1948.
Primeira Capela fundada em 1949 sob responsabilidades do Sr.
Domingos Santana, Sr.
José Vitalino e sua filha Valdete Ramos de Oliveira, sendo celebrada a primeira missa pelo Pe.
Urbano Don e consagrada em 1957, como padroeiro o Santo Domingos de Gusmão, festejado pela primeira vez em 04 de Agosto de 1957; construção de uma padaria e uma fabrica de manteiga de propriedade do Sr.
José Vitalino, que na época ocupava o cargo de Primeiro Inspetor de quarteirão e em seguida, Delegado do povoado com a autorização do Município de Conceição do Coité em 1949; surgiu a primeira loja de tecidos em 1950, de propriedade do Sr.
Alcides Carneiro; instalou-se em 1951 o primeiro bar munido de snook e sortido de bebidas, tendo como proprietário o Sr.
José Francisco de Matos; Construção de um açude que veio beneficiar não só o povoado de São Domingos, mas o Distrito de Valente, através da administração do primeiro Prefeito de Conceição do Coité, Sr.
Teócrito Calixto Cunha, com o acompanhamento da obra feito pelo Sr.
José Ramos de Oliveira em 1951; embora já existisse uma escola municipal com o nome Dr.
Getúlio Vargas, criada em 1947, tendo como primeira professora a Strª.
Valdete Ramos de Oliveira, construiu-se um predio escolar conveniado pelo Estado e Município, que recebeu o nome de Escola Luiz Camões, em 1951.
A partir de 1982 a comunidade de São Domingos sentiu a necessidade de tornar-se indepedente de Valente, quando o Deputado Florisvaldo Carneiro da Cunha, criou o projeto de emancipação política deste Município( São Domingos), em 1984 havendo a consulta popular( plebiscito) em agosto de 1988.
Os Deputados Luiz Pedro Irujo, Clodoaldo Campos, Cloriolano Sales e José Ramos Neto, atendendo à solicitação e o anseio da comunidade, deram andamento ao projeto de emanicipação política, sendo sancionada pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia em 13 de junho de 1989.
http://biblioteca.
ibge.
gov.
br/visualizacao/dtbs/bahia/saodomingos.