Conheça um pouco mais da história da cidade de RIO DO ANTONIO no estado de Bahia (BA) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de RIO DO ANTONIO - BA
Rio do Antônio (Bahia) Brasão desconhecido Bandeira desconhecida Aniversário 27 de julho Fundação 1874 Gentílico riantônienses Lema Prefeito(a) Antônio Oliveira Novais (PFL) administração 2005 a 2008.
Localização 14° 24' 39' S 42° 04' 33' O14° 24' 39' S 42° 04' 33' O Estado Bahia Mesorregião Centro-Sul Baiano Microrregião Brumado Região metropolitana Municípios limítrofes Lagoa Real, Brumado, Malhada de Pedras, Guajeru, Maetinga, Caculé e Ibiassucê Distância até a capital 717 quilômetros Características geográficas Área 986,990 km² População 15.
096 hab.
cont.
IBGE/2007 [1] Densidade 15,8 hab.
/km² Altitude 550 metros Clima Semi-árido Fuso horário UTC-3 Indicadores IDH 0,590 PNUD/2000 PIB R$ 23.
082.
497,00 IBGE/2003 PIB per capita R$ 1.
522,99 IBGE/2003 Rio do Antônio é um município brasileiro do estado da Bahia, distante cerca de 717 quilômetros da capital.
O topônimo, segundo historiadores, e adoção do nome do Rio do Antônio que percorre a região.
Há, ainda, a lenda de que teria sido conferido ao lugar o prenome de Antonio Cunha, voluntário que partiu dali para a Guerra do Paraguai, de onde não voltou.
Sua população estimada em 2005 era de 15.
461 habitantes.
IBGE Índice 1 História 2 Geografia 2.
1 Municípios limítrofes 2.
2 Hidrografia 3 Administração História Rio do Antônio surgiu com seus primeiros habitantes no ano de 1874, na Fazenda do Senhor Bemardo José Dias, onde o mesmo com seus filhos construiu uma Capela em louvor a Nossa Senhora do Livramento, que atualmente é a Padroeira do Município.
Formou-se um povoado e como situava-se próximo à Fazenda do nativo Antônio, e na referida fazenda, passava-se um rio, aí denominou-se o Povoado de Rio do Antônio.
Em ocasiões mais tarde passou-se a Vila de Rio do Antônio, com a administração pública e a jurisprudência, pertenceu ao Município vizinho de Caculé.
E só concretizada a sua emancipação política e oficializada em 27 de julho de 1962, publicado no Diário Oficial do estado da Bahia em 1 de agosto do mesmo ano, na lei vigente n° 1759.
O município de Rio do Antônio, localiza-se na Zona fisiográfica da Serra Geral, na Região Sudoeste da Bahia, na micro-região homogênea de Brumado.
Limita-se ao sul com os municípios de Maetinga, Jânio Quadros e Guajeru, ao norte com Lagoa Real, ao leste com Brumado e Malhada de Pedras e ao oeste com Ibiassucê e Caculé.
Na sua dimensão geográfica/política, o município compõe-se de um Distrito por nome Ibitira e um povoado por nome Umbaúba.
A sua situação sócio/econômica, relativamente baixa com pequenos produtores/agricultores, com os seus principais produtos agrícolas para rendimentos e consumo próprio da: mandioca, feijão, milho, algodão e cana-de-açúcar.
Também com pequenos rebanhos de aves, suínos, bovinos, eqüinos e caprinos.
No comércio, em atacado e varejo com várias casas comercias com mercadinhos, farmácias, restaurantes, padarias, hotéis, boates, bares e similares.
Agência Bancária.
Na extensão do leito do rio com pequenas olarias no fabrico artesanato de tijolos e telhas e uma pequena cerâmica, também com pequenos alambiques no fabrico do aguardente.
Na saúde, implantado a Secretária Municipal de Saúde, com Unidades de Saúde no Município.
Na educação curso de 2° grau com formação do magistério.
Geografia [editar] Municípios limítrofes Norte: Lagoa Real Sul: Guajeru Leste: Brumado, Malhada de Pedras, Maetinga Oeste: Caculé, Ibiassucê Hidrografia Rio do Antônio Administração Prefeito: Antônio Oliveira Novais (2005/2008) Vice-prefeito: Carlos Tadeu Xavier Nunes Presidente da câmara: Murilo Marcondes Dias Martins (2007/2008) Categoria: Municípios da Bahia
Wikipédia