Conheça um pouco mais da história da cidade de POTIM no estado de Sao Paulo (SP) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de POTIM - SP
POTIM SÃO PAULO ASPECTOS HISTÓRICOS A origem do nome da cidade de Potim, localizada no Estado de São Paulo, remota aos idos de mil setecentos e setenta e dois, quando foi benzida e oficializada a capela construída pelo piedoso casal de fazendeiros Miguel Corrêa dos Ouros e Dona Izabel Pereira dos Ouros, mais especificamente no dia seis de agosto de mil setecentos e setenta e dois.
Miguel Corrêa dos Ouros possuía uma imagem do Senhor do Bom Jesus, trazida de Portugal, a qual o povo do lugar tinha muita devoção e atribuía milagres.
O casal resolveu edificar uma Igreja para colocar a imagem e para isso, fez doação de cem braças de terras de testada pôr seiscentas braças de sertão, como era costume da época, em escritura datada de vinte e dois de junho de mil setecentos e setenta e um, recebida pelo Padre Antonio Ramos Barbasm, da Paróquia de Guaratinguetá, São Paulo.
Essa área doada compreende, atualmente, parte das ruas Antonio de Oliveira Portes e antiga Massaguaçu, hoje Rua Adriano Galvão de Castro além do centro da cidade, onde está construída a Matriz do Senhor Bom Jesus de Potim, que tornou-se o padroeiro da cidade.
Construída a capela de taipa e pau-a-pique, em seis de agosto de mil setecentos e setenta e dois, foi celebrada a primeira missa no local, pelo Padre Firmino Dias Xavier.
A origem do nome Potim está ligada a língua indígena Nheengatu, língua geral dos tupis-guaranis, que comporta o significado 'camarão'.
Supõem-se a existência de um grande número de camarões de água doce, existentes no ribeirão denominado Potim.
Inicialmente o povoado que surgiu aos poucos em volta da Capela, recebeu o nome de povoado da Capela do Senhor Jesus da Cana Verde de Ribeirão de Potim.
O povoamento desenvolveu-se lentamente.
Tornou-se uma vila de pescadores e de trabalhadores rurais.
Na época da independência do Brasil, o bairro foi o maior produtor de café de Guaratinguetá.
GENTÍLICO: POTINENSE FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA No dia 23 de dezembro de 1981 foi criado o Distrito de Potim, pela lei nº 3198.
No dia 30 de dezembro de mil novecentos e noventa e um, o Governador do Estado de São Paulo Dr.
Luiz Antonio Fleury Filho, sancionou a Lei nº 7664/91, que oficializou legalmente a emancipação do antigo Distrito de Potim do Município de Guaratinguetá.
IBGE