Conheça um pouco mais da história da cidade de PORTO SEGURO no estado de Bahia (BA) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de PORTO SEGURO - BA
Porto Seguro é de fundamental importância no contexto histórico nacional e mundial.
Sua história remonta o tempo das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.
Porto seguro é o berço do nascimento do Brasil e sua história começa em 1500, quando o país foi oficialmente descoberto por Pedro Álvares Cabral.
A princípio, o descobrimento do Brasil foi ao acaso, já que um ?acidente de percurso? fez com que a frota de Cabral desembarcasse no Brasil.
O rei de Portugal, Dom Manuel, enviou Cabral e sua esquadra com a missão de aportar em Calecute, cidade do estado de Kerala na costa ocidental da Índia, com o objetivo de fundar uma feitoria para comercializar especiarias.
Na altura das Ilhas de Cabo Verde, na costa africana, a expedição desvia-se da rota e, impulsionada por ventos fortes, aproxima-se da costa brasileira, onde hoje se localiza o extremo sul da Bahia e a Costa do Descobrimento.
Em 21 de abril de 1500, Cabral avista terra firme pela primeira vez no território brasileiro.
Conforme explica Pero Vaz de Caminha, ?na distância de dez léguas onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada?.
O lugar avistado era o monte Pascoal, sessenta e dois quilômetros ao sul de Porto Seguro.
No dia seguinte, 22 de abril, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro.
Deu-se então o descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500.
Porto Seguro (BA).
Câmara Municipal.
2015.
Disponível em: http://www.
cmps.
ba.
gov.
br/index.
php/a-historia.
Acesso em: jan.
2015.