Conheça um pouco mais da história da cidade de PORTAO no estado de Rio Grande Do Sul (RS) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de PORTAO - RS
Com a extinção das missões jesuíticas em 1750, o Rio Grande do Sul foi dividido em grandes fazendas que foram entregues a famílias de militares ou amigos do Imperador, visando ocupar território, e com isso proteger as fronteiras.
No final de 1788, algumas destas fazendas, no vale do Rio dos Sinos, foram desapropriadas para a implantação da Real Feitoria do Linho Cânhamo, estatal portuguesa destinado à produção de fibras para cordas e velas de navios.
No início de 1789, foi construído um portão junto à margem esquerda do Arroio Correa, divisa natural com o Rincão do Cascalho, bloqueando a estrada (mais tarde Estrada Júlio de Castilhos) que ligava Porto Alegre ao centro do estado.
A Feitoria faliu e em suas terras foi feito o primeiro assentamento de imigrantes alemães em 1824.
Este Portão que existiu por muitos anos, mudou o nome do Arroio, deu nome ao povoado que surgiu ao longo da estrada, à Estação de trem (hoje desativada) e ao bairro que se formou em sua volta.
Os imigrantes alemães compraram terras e transformaram as fazendas em minifúndios.
O comércio foi fortalecido, assim como a indústria do couro teve incremento com a chegada dos curtumes.
Portão (RS).
Prefeitura.
2011.
Disponível em: http://www.
portao.
rs.
gov.
br.
Acesso em: maio 2011.