Conheça um pouco mais da história da cidade de PINHEIRO no estado de Maranhao (MA) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de PINHEIRO - MA
Naquela manhã, ao atingir a ponta de uma enseada, o capitão-mor Inácio José Pinheiro parou o belo cavalo baio que montava e, deslumbrado, percorreu com a vista a planície imensa que se desdobrava à sua direita e a mata espessa que havia lá muito longe, à esquerda, a cuja frente se lhe afigurava a existência da superfície lisa de uma lagoa.
E então pensou: parece que descobri o que procurava, depois de tantas fadigas.
De fato, fazia oito dias que ele deixara as comodidades do seu magnífico solar de Alcântara para ir às suas fazendas do Tubarão, onde, na última ferra, contara 3000 cabeças de gado, e verificara mais uma vez a pequenez da pastagem para o acúmulo dos bovinos dos dezoito fazendeiros lá existentes.
Convencera-se que com aquele pasto pisado não haveria criação que prosperasse.
Mudou a fazenda.
Outros fazendeiros vieram-lhe atrás, já que a experiência e saber do capitão-mor de Alcântara eram reconhecidos por muitos.
Serviçais e agregados ajuntaram-se em torno das novas fazendas.
Formaram-se então vários agrupamentos, dos quais os maiores não tinham mais de que cinco fogos e todos reunidos não contavam duzentas pessoas.
Pinheiro (MA).
In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros.
Rio de Janeiro: IBGE, 1959.
v.
15.
p.
274-280.
Disponível em: http://biblioteca.
ibge.
gov.
br/visualizacao/livros/liv27295_15.
pdf.
Acesso em: ago.
2015.