Conheça um pouco mais da história da cidade de PASSOS no estado de Minas Gerais (MG) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de PASSOS - MG
O primeiro nome do hoje importante município sul-mineiro foi Capoeiras, por estar, àquela época, situada a povoação dentro de uma densa capoeira.
O segundo nome ? Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos ? foi dado ao antigo arraial das Capoeiras em virtude de o alferes João Pimenta de Abreu, devoto do Senhor Bom Jesus dos Passos, haver erigido o primeiro templo nesta cidade em cumprimento de uma promessa, tendo por orago aquele santo.
Mais tarde o nome foi simplificado para Passos.
Os primeiros desbravadores da região foram os alferes João Pimenta de Abreu e seus parentes, os quais ali se fixaram, atraídos, sobretudo, pela topografia, fertilidade do solo e existência do ouro às margens do rio Grande.
Em 1823, já era grande o povoado, quando Domingos Vieira de Souza e Joaquim Lopes da Silva construíram as suas fazendas, concorrendo poderosamente para a formação do arraial.
Com o correr dos anos e a chegada de novos mineradores o povoado se alargou, tornando-se conhecido em toda a província de Minas Gerais pelo nome de Arraial da Capoeira.
Pela Provisão de 11 de dezembro de 1835 foi a primeira capela elevada à categoria de capela curada, que foi inaugurada em 20 de março de 1836, tendo por orago São Bom Jesus dos Passos.
Deve-se aos ingentes esforços do capelão de Passos, padre Francisco de Paula Trindade, a criação da freguesia do Senhor Bom Jesus dos Passos, istalando-se a vila de Passos em 1850.
Continuando em franco progresso, a florescente vila foi elevada à categoria de cidade em 1858, conservando a mesma denominação.
Passos.
In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros.
Rio de Janeiro: IBGE, 1959.
v.
26, p 283-290.
Disponível em: http://biblioteca.
ibge.
gov.
br/visualizacao/livros/liv27295_26.
pdf.
Acesso em: fev.
2015.