Conheça um pouco mais da história da cidade de PARIPUEIRA no estado de Alagoas (AL) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de PARIPUEIRA - AL
Paripueira Alagoas - AL Histórico Município turístico, à beira-mar, Paripueira quer dizer 'praia de águas mansas', na linguagem indígena.
Formou-se a partir de uma colônia de pescadores e cresceu por causa da proximidade com Maceió e após ser descoberta como área de veraneio.
O povoado sofreu influência holandesa durante a invasão e numa pesquisa nas ruínas de um forte, foram encontradas mais de 6 mil peças.
A expansão turística fez o povoado, que pertencia à Barra de Santo Antonio, crescer e ganhar importância, fazendo com que alguns moradores iniciassem um movimento pela emancipação política.
José Vasco, José Dadi, Hamilton Monteiro e Lamenha Filho foram importantes nesse processo.
Com isso, o município terminou criado pela Constituição Estadual de 1988.
Ações judiciais questionaram a constitucionalidade do processo até 1990, quando houve um plebiscito, mas só em 1991, é que Carlos Alberto Costa foi nomeado administrador público.
Em maio, uma nova liminar cassou a transformação do município, mas o STF manteve a decisão inicial.
Hoje, Paripueira é uma cidade que recebe milhares de turistas ávidos por desfrutar a tranqüilidade de suas praias, destacando-se as de Costa Brava e Sonho Verde, além das piscinas naturais.
No município encontra-se a maior família de peixe-boi (espécie em extinção) do Nordeste, no Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi, único na América Latina.
A cidade convive também com a alegria das festas carnavalescas, promovendo um dos maiores carnavais do Estado, além da tradicional Festa de Santo Amaro, em janeiro, em homenagem ao padroeiro local.
As festas da Agulha e da Lagosta também são prestigiadas.
Gentílico: paripueirense Formação Administrativa Elevado à categoria de município com a denominação de paripueira, pelo artigo 41, inciso IV, do ato da disposições constitucionais transitórias da constituição estadual de 05-10-1989, desmembrado de Barra de Santo Antônio.
Sede no atual distrito de paripueira ex-povoado.
Constituído do distrito sede.
Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
IBGE