Conheça um pouco mais da história da cidade de LAURO DE FREITAS no estado de Bahia (BA) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de LAURO DE FREITAS - BA
A história do município se inicia no século XVI, quando o governador-geral Tomé de Souza cedeu alguns lotes de terra do litoral baiano a Garcia D'Ávila.
Uma missão jesuíta instalou-se na região, dando origem à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga.
A população da região era formada por um grande número de indígenas habitantes do Morro dos Pirambás.
Em virtude da proximidade com o mar, que favorecia o escoamento da produção agrícola, foram instalados engenhos de açúcar que utilizavam um grande contingente de escravos como mão de obra.
Lauro de Freitas pertencia a Salvador até que, em 1880, passou a ser distrito de Montenegro, atual Camaçari.
Retornou a Salvador em 1932, assim permanecendo até 1962, quando foi transformado em município.
Onze anos depois, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador.
A região recebeu, inicialmente, o nome de freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, por ter se desenvolvido a partir da igreja matriz de Santo Amaro de Ipitanga, construída no século XVII, na parte mais alta da cidade.
Em 1962, ano de sua emancipação política de Salvador, a região passou a se chamar Lauro de Freitas, em homenagem ao político baiano Lauro Farani Pereira de Freitas, candidato a governador que faleceu em um acidente aéreo em 1950.
Lauro de Freitas (BA).
Prefeitura.
[2017].