Conheça um pouco mais da história da cidade de JURANDA no estado de Parana (PR) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de JURANDA - PR
Formação Étnica Colonizada pelos imigrantes europeus, em Juranda, encontramos descendentes da comunidade Ucraniana, Polonesa, Italiana e Alemã.
Com o transcorrer dos anos houve a miscigenação com os 'brasileiros' vindos de outras regiões do Paraná e do Brasil, em especial os Paulistas, Mineiros, Gaúchos e Baianos.
No final dos anos 90, chegaram algumas famílias de origem Japonesa.
Atualmente, ao traçarmos a árvore genealógica de algum habitante que reside a bom tempo na cidade, identificamos que compartilha grau de parentesco com grande parte dos moradores.
Etimologia.
Juranda Vem do tupi 'jur'.
.
.
vir, vem + 'andá'.
.
.
.
frutas: frutas que vem.
(IBGE).
Origem Histórica.
A Colonizadora Szaferman Ltda, dona de extensa área de terras localizada no interior do município de Campo Mourão, decidiu criar uma cidade.
Desta forma optou por lotear e vender suas terras.
Entre os colonizadores e primeiros moradores da localidade, vindos entre 1949 e 1950, destacam-se Simão Szaferman, Benjamin Meize Szaferman, João Maffei Rosa, Lino Maffei Rosa, João Batista Chiesa, Ozório de Almeida, Theodoro Malacoski, dr.
João Antônio Saes Cervantes (primeiro médico), Estanislau Novak, Antônio Bezerra, João Martins Santana, João Polinarski, Zenóvio Szeremetta, Nicolau Mazur, Paulo Mazur, Felipe Nocak, Salako Ivaitiuk, João Caetano Simão, dr.
Sérgio Conut (primeiro engenheiro), Valdomiro Bartoski, Júlio Bartoski, Miguel Bartoski e Nicolau Steski, dentre outros.
O nome da localidade adveio de forma mística, através de uma visão espiritual obtida por João Maffei Rosa, na ocasião em que realizava a derrubada da mata para implantação do Plano Diretor da cidade.
João Maffei, que era espírita, assim como seu irmão Lino Maffei, viu a imagem da índia (cabocla) Juranda e recebeu mensagens de fé e esperança naquele lugar.
A partir daquela data o povoado em criação passou a denominar-se Juranda, assim como o ribeirão que banha a sede municipal.
A Lei n.
º 15, de 1º de setembro de 1955, criou o Distrito Administrativo de Juranda, com território pertencente ao município de Campo Mourão.
A Lei n.
º 7.
549, de 16 de dezembro de 1981, criou o município de Juranda, com território desmembrado de Mamborê, e a instalação oficial deu-se no dia 1º de fevereiro de 1983.