História da Cidade de ITARARE - SP

Foto da Cidade de ITARARE - SP

Conheça um pouco mais da história da cidade de ITARARE no estado de Sao Paulo (SP) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!

Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de ITARARE - SP


ITARARÉ SÃO PAULO HISTÓRICO Os caminhos dos campos de São Pedro de Itararé já eram conhecidos dos tropeiros e condutores de gado, desde 1693, e era aí o ponto obrigatório de trânsito e pouso, daqueles que se dirigiam para alcançar São Pedro do Rio Grande do Sul ou aqueles que procuravam a feira anual de animais que se realizava em Sorocaba.

Os campos foram também cortados no bandeirantismo e constituíam passagens para os predadores dos índios guaianazes.

A primeira sesmaria concedida nos Campos de São Pedro, foi a Luiz Pedroso de Barros, em 1725,coube a esse sesmeiro a segunda sesmaria, também no mesmo ano.

Á D.

ª Maria de Almeida Leite foi cedida em 1788, a terceira sesmaria.

Estas, reunidas, constituíram a fazenda São Pedro que, por herança e venda, passou a outros proprietários, entre eles Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e sua mulher, D.

ª Domitila de Castro Canto e Melo Aguiar - Marquesa de Santos.

Paralelamente a aquisição de Tobias de Aguiar, iniciava José Fructuoso Pimentel, mineiro de freguesia de Sant?Ana do Sapucaí (atual Silvianópolis - MG), acompanhado de mulher e filhos, entrou nos sertões do Rio Verde, ao norte das sesmarias.

Próximo à confluência do Rio Verde, a família Pimentel assentou sua fazenda e, auxiliado pelo Cel.

João da Silva Machado, Barão de Antonina, foi a primeira a plantar café na região.

Iniciou-se assim o povoamento dos Campos de São Pedro de Itararé.

Em 1820, foi constatado por Saint Hilaire, naturalista Francês, a existência de um pequeno povoado, chamado Itararé, à margem esquerda do córrego da Prata e a direita da estrada que naquele tempo seguia rumo as regiões do Sul - Vila de Curitiba.

A aldeia de Itararé tinha o mesmo nome do rio que passa em sua vizinhança o Rio Itararé, que segundo Ruiz de Montoya, é topônimo de origem tupi, que significa ? pedra que o rio escavou? ( de fato o Rio Itararé se apresenta com seu leito subterrâneo escavado pelas águas do rio, tendo seu curso, vorazes sumidouros).

A formação histórica de Itararé data de 1879, com a primeira doação da terras para a construção da capela, quando ainda era apenas um povoado.

A construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, na colina em cuja vertente estava o povoado, foi iniciada pelos fundadores de Itararé, Major João de Almeida Queiroz e Cônego Sizenado, vigário de Itapeva da Faxina, de comum acordo entre os habitantes do lugar, em maio de 1880.

Em janeiro seguinte foi rezada a primeira missa da capela, que logo foi elevada a curato.

Foi traçado o primeiro arruamento e, aos poucos, foram construídas as primeiras casas na colina.

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do itararé por Lei Provincial no 36, de 10 de março de 1885.

GENTÍLICO: ITARARENSE FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA Freguesia criada com a denominação de Itararé, por Lei Provincial no 36, de 10 de março de 1885, no Município de Pederneiras.

Elevado a categoria de vila com a denominação de São Pedro do itararé por Lei Estadual no 197, de 28 de agosto de 1893, desmembrado de Faxina.

Constituído do Distrito Sede.

Sua instalação verificou-se no dia 30 de novembro de 1893.

Cidade por Lei Municipal de 7 de setembro de 1901.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Itararé se compunha do Distrito Sede.

Lei Estadual no 1887, de 08 de dezembro de 1922, o município simplificou sua denominação para Itararé.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto­lei Estadual n.

º 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Itararé compreende o único termo judiciário da comarca de Itararé e figura com Distrito Sede.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para vigorar 1939-1943, o Município de Itararé é composto de 1 único Distrito: Itararé e é termo da comarca de Itararé, formada de 1único termo, Itararé.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Itararé ficou composto de 1 Distrito, Itararé e constitui o único município e o único termo judiciário da comarca de Itararé.

Permanece composto apenas de 1 Distrito, Itararé, comarca de Itararé, nos quadros territoriais fixados pelas Leis Estaduais nºs 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Lei Estadual no 4954, de 27 de dezembro de 1985, cria os Distritos de Pedra Branca do Itararé e Santa Cruz dos Lopes e incorpora ao Município de Itararé.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituido de 3 Distritos: Itararé, Pedra Branca de Itararé e Santa Cruz dos Lopes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

ALTERAÇÕES TOPONÍMICAS MUNICIPAIS São Pedro do Itararé para Itararé, teve sua denominação alterada por força da Lei Estadual nº 1887, de 08 de dezembro de 1922.

Fonte

IBGE

Fotos da Cidade de ITARARE - Sao Paulo (SP)
Foto da Cidade de ITARARE - SP Foto da Cidade de ITARARE - SP Foto da Cidade de ITARARE - SP Foto da Cidade de ITARARE - SP
Últimas Cidades atualizadas pelo Brasil