Conheça um pouco mais da história da cidade de IBIRACI no estado de Minas Gerais (MG) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de IBIRACI - MG
Ibiraci Minas Gerais - MG Histórico Segundo a tradição, os primeiros moradores do atual município teriam vindo em época não apurada, fugidos da justiça portuguesa, aí se radicando definitivamente.
Já em princípios do século XVIII, as terras de Ibiraci possuíam diversas fazendas, com seus senhores e escravos.
Nesta época, as principais pessoas da região resolveram erigir sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, uma igreja, nas proximidades do atual povoado de Aterradinho, mas as dificuldades surgiram pela falta de água para a construção.
Consegui-se então de D.
Faustina Maria das Neves, a doação de um terreno, isto no ano de 1819, iniciando-se a construção do templo, e sendo encarregado, o tenente João Felizardo Cintra, considerado, pela tradição, como o fundador da cidade.
A construção da Igreja de Nossa Senhora das Dores do Aterrado foi o núcleo inicial a congregar os fazendeiros da região, de onde surgiu a povoação.
O topônimo Ibiraci, é de origem indígena, podendo ser traduzida por 'mãe da árvore'.
Desconhece-se as razões que teriam determinado a troca do topônimo de Dores do Aterrado para Ibiraci.
Gentílico: ibiraciense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Dores do Aterrado, pela lei provincial nº 497, de 28-06-1850, e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Santa Rita de Cássia.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Dores do Aterrado figura o município de Santa Rita de Cássia (mais tarde Cássia).
Pela lei estadual nº 747, de 20-09-1919, o município de Santa Rita de Cássia passou a chamar-se simplesmente Cássia.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o distrito de Dores do Aterrado figura no município então denominado Cássia.
Elevado à categoria de município com a denominação de Ibiraci, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, desmembrado de Cássia.
Sede no antigo distrito de Dores do Aterrado.
Constituído de 2 distritos: Ibiraci (ex-Dores do Aterrado) e Garimpo das Canoas, ambos desmembrados de Cassiá.
Instalado em 06-04-1924.
Elevado á condição de cidade com a denominação de Ibiraci, pela lei estadual nº 893, de 10-09-1925.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Ibiraci e Garimpo das Canoas.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembra do município de Ibiraci o distrito de Garimpo das Canoas.
Elevado á categoria de município com a denominação de Claraval.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital Dores do Aterrado para Ibiraci alterado, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923.
IBGE