Conheça um pouco mais da história da cidade de GUARARA no estado de Minas Gerais (MG) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de GUARARA - MG
NOTAS HISTÓRICAS Dos Indígenas, que apenas a tradição registra, quase ou nada se sabe.
O aborígene, esqueceu-o a história, que os traz o ralato de que em 20 de julho de 1828, Domingos Ferreira Marques e sua mulher, D.
Feliciana Francisca Dias, doaram 40 alqueires de terra para a criação de curato, que se denominou 'Curato do Espírito Santo'.
A partir da Pecuária e posteriormente da cafeicultura foi o território, aos poucos, sendo ocupado, e em princípios do Século, o café constituia a principal fonte de riqueza da Região, onde se encontravam os grandes compradores do produto.
O que de fato consolidou o desenvolvimento foi a implatação dos trilhos da Estada de Ferro União Mineira(Depois Estrada de Ferro Leopoldina), que passavam pelo local denominado arraial das Taboas, hoje Município de Bicas.
Guarará, vocábulo de origem Tupi-Guarani, que significa, segundo alguns, 'Tambor usado pelos gentios' , ou segundo outros, 'Manhoso' ou 'Investigador', não vem , como possa parecer, da influência das palavras usadas pelos prováveis silvículas que habitavam a região.
Conta a tradição que, vindos da Região de Barbacena, os primenros desbravadores, porque, em sua terra de origem, havia um riacho com o nome de 'Guarará', talvés por saudosismo, denominaram o local de 'Espírito Santos do Guarará', em substituição à Espírito Santo do Mar de Espanha, ditado pelo sentimento de emancipação, que aquela época surgia.
Em 22 de janeiro de 1891, pelo Decreto Estadual nº 343, a Vila passou a denominar-se, simplemente, 'Guarará'.
Pela divisão administrativa de 1911, o Município era integrado por três Distritos: Guarará, Bicas e Maripá de Minas.
A Lei Estadual nº 843, de 07/09/1923, que criou o Município de Bicas, desmembrou-o de Guarará, permanecendo a sede no Distrito de Maripá de Minas.
Mais tarde, em 31/12/1962, a Lei de nº 2764 criou o Município de Maripá de Minas, desmembrndo-o de Guarará.
Ficou Guarará, então, constituido de um único Distrito.
Arquivo da Agência do IBGE de Bicas