Conheça um pouco mais da história da cidade de CORONEL BICACO no estado de Rio Grande Do Sul (RS) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de CORONEL BICACO - RS
A colonização do atual território de Coronel Bicaco teve início aproximadamente no ano de 1868, quando se estabeleceram Rafael Luciano de Souza e Joana Correa de Souza no local onde hoje está a Vila Diniz.
Procediam de San Xavier, na Argentina, trazendo em sua companhia três filhos: um deles, Ramão Luciano de Souza, que viria mais tarde a ser cognominado Coronel Bicaco, foi o iniciador da localidade que hoje é a sede do município.
Com a idade de 18 anos, Ramão Luciano de Souza casou-se com Rosalina Diniz, filha de um compadre de seu pai, Manoel Gonzales Diniz.
O senhor Diniz está ligado aos primórdios do ensino do município: em sua casa foram ministradas as primeiras aulas aos estudantes da redondeza pelo professor Germano Lütz.
Ramão Luciano de Souza construiu a primeira casa de madeira da região ? as que existiam até então eram construídas de taipa e cobertas de capim.
Nessa casa instalou a primeira loja da localidade, em sociedade com seu cunhado Laurindo Diniz.
O pequeno negócio iniciou com mercadorias simples: maços de rapadura e garrafas de aguardente.
A primeira indústria da pequena povoação foi um manjolo, de propriedade de Laurindo Diniz, que fabricava farinha de beijú, o principal alimento dos moradores.
As terras da localidade, de posse primeiramente de Manoel Gonzales Diniz, foram aos poucos sendo adquiridas por Ramão Luciano de Souza, que, com seu comércio e seu engenho de erva-mate, tornou-se proprietário da maior parte delas.
As mercadorias para a loja eram adquiridas na cidade de Santa Maria: Ramão ia acompanhado de parentes até aquela cidade, de onde retornava com seus cargueiros (burricos) abarrotados.
O comércio progrediu, sua freguesia aumentou e, em poucos anos, na povoação que se formou ao seu redor foi erguida a capelinha de São Sebastião, que de vez em quando era visitada pelo padre Bernardo, de Palmeira das Missões.
CORONEL BICACO (RS).
Prefeitura.
Disponível em: http://www.
coronelbicaco.
rs.
gov.
br/?pg=historia.
Acesso em: 12 jul.
2017.