Conheça um pouco mais da história da cidade de CANINDE no estado de Ceara (CE) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de CANINDE - CE
Nos meados do século dezoito, Canindé era um aldeamento de índios vindos dos sertões de MonteMor.
Não passava, assim, de um pequeno núcleo, lugarejo inexpressivo.
Habitavam a vasta região, todavia, alguns fazendeiros que se estabeleceram nas cercanias, vindos na sua totalidade das ribeiras do Jaguaribe e cujas terras lhes foram doadas por sesmarias.
Praticavam o pastoreio e o trato da gleba.
Em 1775 senta moradia à margem esquerda do rio, situando grande fazenda de criar, o português Francisco Xavier de Medeiros, homem destemido e já afeito ao árduo labor de povoar regiões desconhecidas.
Prestigiado nas redondezas, Xavier de Medeiros delibera erigir uma capelinha.
Iniciados os trabalhos com a ajuda dos moradores vizinhos, o pequeno templo já estava em meio, quando, em 1792, caiu sobre a região uma grande seca.
Os trabalhos da construção foram suspensos e somente tiveram reinício no ano de 1795.
Não desanimando diante da ingente tarefa, Xavier de Medeiros, depois de um ano de luta, vê terminada a capela dedicada a São Francisco das Chagas.
Daí por diante, como era natural, com a celebração de atos religiosos nos grandes dias da Igreja, o lugarejo toma vulto e principia o arruado em torno da edificação religiosa.
Canindé (CE).
In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros.
Rio de Janeiro: IBGE, 1959.
v.
16 p.
122-129.
Disponível em: http://biblioteca.
ibge.
gov.
br/visualizacao/livros/liv27295_16.
pdf.
Acesso em: ago.
2015.