Conheça um pouco mais da história da cidade de CALCADO no estado de Pernambuco (PE) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de CALCADO - PE
Calçado Pernambuco - PE Histórico O nome calçado originou-se de um boi preto, cujas patas eram totalmente brancas, chamado por isso, O Boi Calçado.
O boi vivia solto e costumava pastar e descansar a sombra da árvore denominada barriguda.
Essa árvore existia, onde é hoje o centro da cidade.
Daí resultou a expressão para onde vais? Vou para Calçado.
A cidade acha-se edificada em uma semi-encosta, declive de um oitizeiro.
Em 1825 era uma fazenda de propriedade do senhor Bernadino Alves do Nascimento, conhecido por Bernardo Pedra, devido seu rígido caráter.
Existiam quatro casas onde residiam os senhores Tomas Vieira, Bernardino Alves do Nascimento, João Gonçalves e José Vieira.
Foi construída uma capela sob a invocação de Nossa Senhora de Lourdes.
Teve como bem feitor o senhor Bernardino, que lhe doou a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e um sino, recebidos de presente do Padre Moura, em um dos vários passeios em sua residência.
Doou ao mesmo tempo o terreno para que fizesse parte do patrimônio da igreja, cujos direitos continuam vigorando até hoje.
Com auxílio de sua santa protetora, que se encontra atualmente na Igreja Matriz, Calçado desenvolveu-se muito no decorrer dos anos.
Em 1845 já se achava bem povoado.
Existia um número de noventa casas, destacando-se as residências dos senhores Cândido Alexandre e José Alexandre da Silva.
Calçado foi, no passado, grande centro comercial e industrial com a fábrica de beneficiar algodão, pertencente ao saudoso Cândido Alexandre.
Passando a Vila em 1885, viveu muitos anos sob os domínios de Canhotinho, sendo a maior fonte econômica e política daquele município.
Em primeiro (01) de fevereiro de 1932 foi elevado a categoria de Paróquia, tendo como primeiro vigário os Padre Sizenando Sá Barreto.
Sucederam-se outros padres, os quais contribuíram muito para o progresso do município.
Em início de fevereiro de 1963, nasceu nos corações dos Calçadenses um desejo de emancipação.
Foram organizados os documentos necessários e enviados à Assembléia do Estado.
Gentílico: calçadense Formação Administrativa Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Canhotinho o distrito de Calçado.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Calçado permanece no município de Canhotinho.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Calçado, pela lei estadual nº 4948, de 20-12-1963, desmembrado de Canhotinho.
Sede no antigo distrito de Calçado.
Constituído do distrito sede.
Instalado em 22-02-1964.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
IBGE