Conheça um pouco mais da história da cidade de ALEGRE no estado de Espirito Santo (ES) a seguir. Compartilhe com seus amigos e parentes!
Não se esqueça de ver os dados climáticos da cidade. Clicando no link a seguir, você verá a sensação térmica, velocidade do vento, previsões do tempo para os próximos dias, temperatura entre outras informações úteis. Clima da cidade de ALEGRE - ES
Em 1820, por determinação do sargento-mor Manoel Esteves de Lima, o desbravador João Teixeira da Conceição construiu às margens do riacho Alegre e da estrada de Minas para o porto de Itapemirim, um rancho de apoio às tropas.
O riacho Alegre recebeu esta denominação de João do Monte da Fonseca, militar responsável pela abertura da primeira estrada que de Minas chegava às praias do Espírito Santo.
Esta estrada estava concluída desde 1811.
Mais tarde, com o desenvolvimento do comércio do interior para o litoral, o rancho de tropas da fazenda de Conceição tornou-se um ponto de reunião dos tropeiros, para que juntos em comitiva seguissem até o porto.
Esse desbravador, vendo surgir um novo negócio, melhorou as pastagens para os animais e ampliou o rancho para receber os tropeiros, fundando o povoado e nele construindo uma capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição.
Esse povoado, elevado à categoria de sede do distrito, em 1858, recebeu a denominação de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Alegre, logo depois alterada para Nossa Senhora da Penha do Alegre.
Alegre (ES).
Prefeitura.
2017.
Disponível em: http://alegre.
es.
gov.
br/site/index.
php/a-cidade/historia/historia-e-lenda.
Acesso em: abr.
2017.
OLIVEIRA, Zelia Cassa de.
Historiografia Alegrense.
Instituto Histórico e Geográfico de Alegre/ES.
Disponível em: http://www.
camaraalegre.
com.
br/dentro/igha_d_d.
htm.
Acesso em: abr.
2017.